Olá,


Atualizar meus dados Sair
×

Novembro azul: homens também precisam se cuidar

29 outubro 2020
Novembro Azul

Você sabe do que se trata o Novembro Azul?

Neste ano de 2020 todos nós fomos surpreendidos por uma pandemia e ninguém estava pronto. Mas mesmo em tempos de COVID, outros aspectos da nossa saúde ainda devem ser abordados com a devida importância. Esse é o caso do câncer de próstata.

Para a disseminação de informações e incentivo ao combate dessa doença, existe a campanha Novembro Azul. A verdade é que ainda muitos preconceitos e pensamentos antiquados permeiam as questões da saúde masculina e isso é muito prejudicial.

Você sabia que o câncer de próstata é o câncer com maior incidência em homens no Brasil? Segundo dados do INCA, Instituto Nacional do Câncer, só em 2020 65.840 novos casos foram registrados, o que representa 29% das neoplasias entre os homens.

Em 2018 a taxa de mortalidade desse tipo de câncer era a segunda maior, perdendo apenas para o câncer de traquéia e pulmão. 13.3% dos casos de câncer de próstata eram fatais e isso se dá muito pela falta de cuidado e prevenção. 

Por isso é tão importante que a saúde masculina também esteja em pauta e não seja recebida como taboo. Confira abaixo algumas dicas de prevenção contra o câncer de próstata. 

Faça sua prevenção

Toda boa prevenção contra doenças começa com idas regulares ao médico. É extremamente necessário cumprir o programa de exames para que, em casos de constatação de câncer, a doença seja identificada o quanto antes. Um diagnóstico precoce ajuda a tratar o problema com maior eficácia. 

Além disso, a mudança de hábitos também é importante. Inserir alimentos saudáveis como verduras, frutas e legumes na dieta é fundamental para que o organismo permaneça fortificado. Além da dieta, há a necessidade de uma rotina de exercícios. Pelo menos 30 minutos de atividade física por dia já fazem uma grande diferença. 

Fique atento aos sintomas

Em sua fase inicial, o câncer de próstata pode ser assintomático ou mesmo apresentar os mesmos sintomas do crescimento benigno da próstata. Mas com sua evolução, caso não seja identificado, ele pode provocar dor óssea, sintomas urinários, insuficiência renal e infecção generalizada. 

Por isso é importante fazer exames de rotina e consultar o médico sobre a sua saúde. Especialistas recomendam que homens a partir dos 50 anos procurem médicos especializados para avaliação individualizada. A recomendação para homens que possuem casos de câncer na família e homens negros, é que procurem a partir dos 45.

Dê-se o direito de cuidar de si mesmo, afinal se importar com a sua saúde não lhe fará menos homem. Comece a aderir a campanha Novembro Azul você também!

LEIA MAIS

Artigos Relacionados