ORIENTAÇÃO TÉCNICA SOBRE TRANSIÇÃO NA SECRETARIA DA SAÚDE
21 dezembro 2020A presente orientação técnica visa esclarecer e orientar aos técnicos municipais sobre a transição na secretaria da saúde.
É importante destacar que a transição de governo é o processo institucionalizado que possibilita o candidato eleito a receber de seu antecessor todos os dados e informações confiáveis e dentro dos parâmetros legais, assegurando a continuidade da atividade administrativa e dos serviços públicos essenciais.
Princípios da comissão de transição
Recomenda-se que a comissão de transição observe os seguintes princípios: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência, assim como o da continuidade do serviço público, supremacia do interesse público, motivação dos atos, autotutela, razoabilidade, proporcionalidade, igualdade e isonomia, sob pena de prejudicarem o bom andamento da transição governamental.
Destacamos que no princípio da continuidade, os serviços públicos devem ser prestados de maneira contínua, ou seja, sem parar. Isso porque é justamente pelos serviços públicos que o Estado desempenha suas funções essenciais ou necessárias à coletividade.
Segundo Carvalho Filho, a “consequência lógica desse fato é a de que não podem os serviços públicos ser interrompidos, devendo, ao contrário, ter normal continuidade.”
Orienta-se que seja instalado uma equipe de transição, mediante ato normativo específico com a identificação das datas de início e encerramento dos trabalhos, a identificação da finalidade e a forma de atuação da equipe, a referida equipe de transição tem a finalidade de inteirar-se do funcionamento da administração municipal, preparando os atos de iniciativa do novo Prefeito.
Composição da equipe e documentação necessária
A equipe de transição deve ser composta por representantes do governante atual e representantes do candidato eleito, com indicação de seu respectivo coordenador de transição.
Deve ser apresentado pelo Prefeito Municipal em exercício os seguintes documentos em relação a secretaria da saúde e informações à Comissão de Transição, até o dia 31 de dezembro do exercício em que ocorrerem as eleições, além de outros que sejam necessários:
- Quantidade de leitos;
- Rotinas do Hospital;
- Leis de gratificação de profissionais;
- Composição das equipes de PSF e NASF;
- Senhas de acessos aos softwares de informações para os programas federais;
- Lista de bens permanentes da secretaria;
- Lista de servidores com as respectivas lotações, licenças, cessões e situação de férias e disfunções;
- Saldo dos almoxarifados da CAF, Hospitais, geral e UBS;
- Lista de imóveis com a situação de pagamento de água e luz;
- Lista de veículos com situação de licenciamento, taxas e multas;
- Saldos de contas;
- Lista de contratos com prestação continuada;
- Restos a pagar;
- Orçamento para o ano seguinte;
- Lista de convênios com a situação da prestação de contas;
- Lista de obras com a última medição;
- Lista de conselhos com composição;
- Relatório de gestão com índices alcançados.
Pós-documentação
Após apresentados as informações e os documentos, às Comissões de Transição deverão elaborar e assinar relatório circunstanciado acerca dos procedimentos ocorridos e fatos constatados no curso do processo de transição governamental, acompanhados dos respectivos atos, ofícios e demais expedientes.
Orienta-se que o atual gestor exija da nova administração recibo da entrega da documentação, assim como seja elaborado uma ata a cada reunião, com a indicação dos participantes, do assunto e do cronograma de atendimento às solicitações
Além do que o encerramento do mandato e as ações de transição deverão ter a finalidade de dar condições para que o novo gestor receba de seu antecessor todos os dados e informações necessários à instalação do novo governo,
Diante disso, a Nexos Soluções Governamentais se coloca à disposição para demais esclarecimentos, porventura necessários.
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