Olá,


Atualizar meus dados Sair
×

Cases Nexos: soluções que fazem a diferença na gestão municipal

29 junho 2021
gestão municipal

Em artigos recentes do blog, nós apresentamos alguns dos serviços oferecidos pela Nexos Soluções Governamentais e também sobre quais conteúdos relevantes para a gestão municipal são disponibilizados no site. 

Agora vamos falar sobre nossos cases de sucesso, mostrando como as soluções da Nexos fizeram a diferença na gestão dos municípios citados abaixo. Confira agora e descubra mais sobre a nossa atuação na prática.

Jaguaribe

A primeira questão identificada pela Nexos ao analisar a gestão deste município é que ele não possuía uma controladoria estruturada. Por conta disso, as atividades de controle eram realizadas de maneira incompleta. 

Como solução indicamos a contratação de um profissional qualificado para ocupar o cargo de Controlador, e também realizar a estruturação das rotinas e treinamentos necessários para a gestão. A Nexos foi responsável por orientar e supervisionar todo o procedimento.

As ações foram implementadas em seis etapas: composição de equipe, definição do plano de ação, orientação, normatização, início das atividades e monitoramento. Como resultado tivemos a estruturação da controladoria, com processos internos bem articulados, segurança jurídica na normatização e a realização de auditorias em diversas áreas da administração municipal.

Jaguaretama

Outro desafio foi a gestão pública do município de Jaguaretama. Nele, as principais dificuldades da administração vinham do processo de tomada de decisões. Para resolver isso, a Nexos indicou uma ferramenta que poderia auxiliar a fundamentar as deliberações.

O recurso escolhido para auxiliar nas decisões administrativas foi o Covalenti, uma ferramenta que apresenta as principais fontes de receitas, folha de pagamento, entre outros dados de grande relevância.

A partir de então, e com a supervisão do processo pela Nexos, as tomadas de decisões se tornaram mais criteriosas e ganharam um bom embasamento vindo desses dados. Dessa maneira, o procedimento gerou uma maior economia para o município.

Tabuleiro

Em Tabuleiro, a questão que estava atrapalhando a parte administrativa do município era a gestão do almoxarifado. Quando mal gerido, este setor pode representar um grande gasto nas contas municipais.

Assim, o papel da Nexos aqui foi auxiliar na organização, segurança e identificação dos itens disponíveis no almoxarifado. Dessa maneira, as boas práticas e controle atualizado tornaram o setor um exemplo a ser seguido pelos demais municípios.

A comprovação disto veio através da inspeção do Tribunal de Contas do Ceará, que concluiu que o trabalho em conjunto com a gestão e supervisionado pela Nexos rendeu uma administração simples e organizada, que seria de grande benefício ao ser aplicada em outros almoxarifados.

A Nexos se orgulha em apresentar casos nos quais a sua orientação fez a diferença na administração municipal. Continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdos sobre soluções em contabilidade, auditoria, gestão e desenvolvimento humano.

LEIA MAIS

Artigos Relacionados