Como receber doação para o Município?
7 dezembro 2023No cenário jurídico brasileiro, muitos se perguntam como é possível contribuir com a administração pública de maneira legal e eficaz. A resposta está na doação e na cedência de bens privados aos órgãos e entidades administrativas, por meio de instrumentos previstos no direito privado.
Para esclareceremos como isso pode ser feito, continue a leitura e saiba mais.
Doação e comodato: exercendo a autonomia privada
Primeiramente, é fundamental entender que particulares têm o direito de doar e/ou ceder o uso de seus bens privados aos órgãos e entidades administrativas. Isso pode ser realizado por meio de instrumentos jurídicos como a doação e o comodato, respeitando a autonomia privada, desde que se leve em consideração a titularidade do bem e o direito à sua livre disposição.
O exercício desses direitos permite que cidadãos e empresas contribuam de forma significativa para a melhoria dos serviços públicos, ao disponibilizarem bens de forma temporária ou definitiva, como, por exemplo, a doação de glebas de terra para abertura de ruas.
Documentação necessária para receber doações
Para a administração pública receber uma doação de particulares, são necessários os seguintes documentos:
Para bens móveis:
- Termo de doação.
- Nota Fiscal.
- Declaração de conveniência e oportunidade emitida pelo secretário da pasta.
Para bens imóveis:
- Certidão de registro imobiliário atualizada.
- Planta do imóvel.
- Memorial descritivo.
- Vistoria.
- Avaliação.
- Termo de doação.
- Escritura Pública.
- Declaração de conveniência e oportunidade emitida pelo Secretário da Pasta interessada.
É importante ressaltar que todos os bens de consumo recebidos em doação devem ser registrados no almoxarifado e os bens permanentes devem ser tombados para posterior controle e utilização adequada.
A doação e a cedência de bens privados são maneiras valiosas de particulares contribuírem com a administração pública, beneficiando a sociedade na totalidade. Seguindo os procedimentos legais e documentação adequada, é possível fortalecer o setor público e promover melhorias nos serviços oferecidos à comunidade.
Este artigo te ajudou? Continue acompanhando a Nexos, em breve traremos novos conteúdos sobre administração, gestão pública, contabilidade e mais.
LEIA MAIS