Implantação do eSocial: um case Nexos Gov
9 junho 2022Com a aproximação da quarta e última fase de implantação do Sistema Simplificado de Escrituração Digital de Obrigações Previdenciárias, Trabalhistas e Fiscais (eSocial), a Nexos Soluções Governamentais gostaria de compartilhar a sua participação durante esse processo. Confira como ocorreu a implantação do eSocial: um case da Nexos Gov
Estivemos diretamente envolvidos com diversas gestões públicas, auxiliando na implantação do eSocial com orientações técnicas, artigos informativos e muito mais. Confira mais sobre essas ações abaixo.
Orientação técnica sobre o eSocial
Primeiramente, consideramos o eSocial como um sistema de integração das informações sob as perspectivas fiscais, previdenciárias e trabalhistas. Por meio dele se demanda a adoção de tecnologias para padronizar a transmissão, integrar rotinas de trabalho dos processos gerenciais, validar informações e centralizar os dados de uma instituição ou gestão pública.
Para facilitar o entendimento relacionados à aplicação e implementação do eSocial, a Nexos disponibilizou gratuitamente uma orientação técnica sobre o sistema na seção de conteúdo do site.
Cronograma de implantação
Outro conteúdo criado para facilitar a adesão ao eSocial foi o artigo sobre o cronograma de implantação. Para nós sempre ficou clara a importância de frisar os prazos com as gestões, tendo em vista como a participação no programa governamental impacta o seu dia a dia.
Assim, compartilhamos que ficou estabelecido o seguinte cronograma de início da obrigatoriedade do eSocial:
- O envio das informações constantes dos eventos da tabela S-1010 do leiaute do eSocial deverá ocorrer até a data imediatamente anterior à 1º de abril de 2022.
- As informações constantes dos eventos da 1ª fase (eventos das tabelas S-1000 a S-1080 do leiaute do eSocial) devem ser enviadas a partir das oito horas de 21 de julho de 2021.
- Quanto às informações constantes dos eventos da 2ª fase (eventos não periódicos S-2190 a S-2420 do leiaute do eSocial, exceto dos eventos relativos à Saúde e Segurança do Trabalhador – SST), devem ser enviadas a partir das oito horas de 22 de novembro de 2021.
- Já as informações constantes dos eventos da 3ª fase (eventos periódicos S-1200 a S-1299 do leiaute do eSocial) devem ser enviadas a partir das oito horas de 22 de abril de 2022, referentes aos fatos ocorridos a partir de 1º de abril de 2022.
- Por fim, as informações constantes dos eventos da 4ª fase (eventos S-2210, S-2220 e S-2240 do leiaute do eSocial, relativos à SST) devem ser enviadas a partir das oito horas de 11 de julho de 2022, referentes aos fatos ocorridos a partir desta data.
“Conexões” sobre o tema eSocial
O “Conexões” é um bate-papo online promovido pelo time da Nexos para conectar os nossos clientes com os temas mais relevantes para o cotidiano da gestão pública.
Os encontros acontecem pelo Google Meet e, como não poderia deixar de ser, tivemos uma edição especial voltada para o eSocial, quais mudanças o programa teve e como isso impacta na gestão dos municípios. A conversa está disponível na íntegra, para quem desejar consultar, no nosso canal do YouTube.
Atendimento especializado
Para completar a sequência de ações voltadas para o eSocial, ainda tivemos o atendimento especializado do time Nexos.
Nossos colaboradores atuaram de forma ativa para que o eSocial fosse implantado nos municípios assessorados pela Nexos. Suas atividades incluíram desde ministrar treinamentos até auxiliar efetivamente na implementação junto aos servidores municipais.
Graças ao trabalho em conjunto desenvolvido pela Nexos, diversos municípios puderam colaborar com essa importante ferramenta da gestão pública. Curtiu o artigo sobre como ocorreu a implantação do eSocial: um case da Nexos Gov? Tem mais textos interessantes e relevantes para a Gestão Municipal aqui no blog da Nexos.
LEIA MAIS