Olá,


Atualizar meus dados Sair
×

Novas tecnologias na gestão pública

3 agosto 2021

Para garantir uma gestão pública eficiente, os modos de produção precisam de atualização constante. Uma das tecnologias que podem ajudar nesse trabalho é a de cloud computing, a nuvem da internet.

Veja agora como trabalhar essa tecnologia de modo a aprimorar os processos necessários em uma gestão pública.

O que é cloud computing?

Podendo ser traduzida como computação em nuvem, a cloud computing é uma tecnologia que usa a conectividade em grande escala da internet para armazenar recursos, programas e informações. 

Ou seja, com ela o usuário tem acesso ao mesmo conteúdo de qualquer computador, tablet ou celular. E tudo isso sem a necessidade de acessar um servidor local, fazer o download ou instalar um software.

Para exemplificar podemos citar aqui os documentos do Google Docs, arquivos do Google Drive ou até mesmo os filmes e séries da Netflix. Todos esses serviços usam a computação em nuvem e por isso não precisam de um local fixo de acesso.

Vantagens da cloud computing

Antes desse tipo de tecnologia era necessário investir em uma série de softwares, hardwares e sistemas operacionais que demandam muito tempo e dinheiro para se utilizar. 

Para otimizar isso, a nuvem veio como uma forma de democratizar o acesso a informações, com uma experiência mais simplificada. Podemos citar aqui algumas das principais vantagens do uso dessa tecnologia: 

  • Redução de custos com infraestrutura: a cloud computing dispensa os gastos com compra, instalação e manutenção de diversos sistemas operacionais;
  • Centralização de informações: os dados não precisam ser mantidos em programas diferentes, com acessos variados, sendo encontrados em um único lugar.
  • Espaço de armazenamento personalizável: a quantidade de dados armazenados varia de acordo com a necessidade do usuário.
  • Trabalho remoto: os funcionários têm acesso aos dados necessários a partir de qualquer aparelho conectado à internet. 

A cloud computing na gestão pública

Como vimos, o armazenamento em nuvem traz inúmeros benefícios para os seus usuários e pode ser um poderoso aliado para os processos da gestão pública.

Em uma gestão eficiente é necessário que todas as pessoas envolvidas tenham acesso às informações necessárias o mais rápido possível. Por isso a aplicação de uma tecnologia em nuvem torna essa troca bem mais ágil.

Assim, a implementação de ferramentas colaborativas como o Google Drive, Trello, Microsoft Teams e outras é de grande benefício para uma boa gestão pública.

A Nexos Soluções Governamentais pode te ajudar na implementação dessas tecnologias, entre em contato conosco e saiba como. Até a próxima!

LEIA MAIS

Artigos Relacionados