Olá,


Atualizar meus dados Sair
×

Pagamento de impostos pelo Pix

17 junho 2021
Pagamento por pix

Método de pagamento instantâneo implementado em 2020, o Pix se popularizou rapidamente e já é utilizado por muitas empresas para realizar transações financeiras. Em uma parceria com o Banco do Brasil, a Receita Federal também está usando a ferramenta no recolhimento de alguns impostos.

Mas você sabe como utilizar a novidade para ficar em dia com os seus impostos? Neste artigo vamos falar um pouco sobre a ferramenta Pix e de que maneira ela pode ser usada para realizar pagamentos. Veja tudo a seguir.

O que é o Pix?

Lançado pelo Banco Central no ano passado, o Pix é uma ferramenta que permite pagamentos e transferências instantâneas, que acontecem dentro de 10 segundos e são feitos em qualquer dia e horário. Ele veio como uma alternativa ao TED e DOC, métodos mais limitados e que cobravam taxas nas transações entre bancos.

Para realizar pagamentos com o Pix basta conhecer a chave do destinatário, que pode ser CPF/CNPJ, número de telefone ou e-mail. Pessoas físicas tem direito a cadastrar até cinco chaves em bancos diferentes, e pessoas jurídicas 20 chaves.

Tudo é realizado pelo próprio aplicativo do banco ou através de um QR Code. Este último foi o método empregado para pagamentos de tributos federais, que falaremos mais sobre a seguir.

Pagando os impostos via Pix

A Receita Federal firmou uma parceria com o Banco do Brasil, que se tornou o primeiro banco a aceitar o pagamento de impostos federais por meio do Pix. Porém, não é necessário ter uma conta BB para realizar a transação, já que os documentos receberam incorporação de um QR Code.

Entre os impostos que podem ser pagos por esse método temos o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) e o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).

A expectativa da Receita é que ao longo do ano mais documentos de arrecadação ganhem o QR Code do Pix, até que todos os impostos sobre a sua gestão possam ser pagos a partir desse método. O objetivo é tornar mais fácil e prático o processo de arrecadação nacional.

Viu como é simples ficar em dia com a Receita Federal? Continue acompanhando o blog da Nexos, em breve voltaremos com mais soluções em contabilidade, auditoria, gestão e desenvolvimento humano.

LEIA MAIS

Artigos Relacionados